Barata Blattella Germanica


Imagem 04

As baratas do tipo blattella germânica são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Podem alimentar-se também de celulose como papéis, ou ainda excrementos, sangue, insetos mortos e resíduos de lixo.

1– Se adaptam fácil, vivem em frestas de azulejos quebrados, batentes de porta, moveis de madeira, canaletas de fios, motores de equipamentos, debaixo de pias e balcões etc.

2 – Cada ooteca (ovo) gera entre 37 a 44 filhotes.

3 – As ootecas são extremamente resistentes, sendo que nenhum inseticida passa por ela acredita-se que nem radiação consegue penetrar sua parede. Na tentativa de proteger sua ooteca e consequentemente seus filhotes, a blattella  carrega a ooteca junto (como um apêndice do seu corpo) depositando-a em locais que tenham fácil acesso a água e comida pouco antes de eclodirem.

4 – Vivem em colônias

Imagem 05

5 – Vivem em locais escuros, quentes e úmidos. As baratas, cujo nome vem do latim blatta, que significa inseto que evita a luz e em geral apresentam hábito noturno (principalmente as de ambiente urbano). Quando as baratas aparecem durante o período diurno, está ocorrendo uma alta densidade populacional (para cada barata encontrada, podem haver 1.000 escondidas).

6 – Poucas pessoas sabem que as baratas são canibais, ou seja, devoram rapidamente um indivíduo da mesma espécie que tenha morrido por perto, esse comportamento também ajuda na eficácia das iscas. O simples contato ou a ingestão do veneno causa uma contaminação imediata, voltando para o ninho de origem, a barata contaminada não resiste e morre por envenenamento, rapidamente vira comida das outras que se tornam susceptíveis a sofrer o mesmo destino, é um efeito dominó. Se uma barata comete o erro fatal de comer a isca envenenada, o seu ninho está comprometido.

7 – Tem o nome de blattella germânica, barata alemã ou francesinha e é originária da região oriental da África.  A maioria destas baratas se espalhou pelo planeta pegando carona em barcos, aviões, caminhões e até mesmo em caixas de mudança ou sacolas de supermercado.

fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ícone 117